quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Presentear mulheres é tão mais fácil


E estamos no mês de Natal. Assim como acontece com o dia dos namorados, é a época em que as mulheres mais recebem presentes. Pelo menos deveria ser assim. Os homens enxergam essa época do ano como um inferno coletivo do gênero: principalmente aqueles que não têm o menor tato para escolher presentes. As mulheres esperam muito mais dos homens. Esperam que eles acertem e que tenham bom gosto e que sejam sensatos.

O desespero é compreensivo por parte dos homens, mas não é justificável. Se existe uma coisa que não podemos reclamar é a receptividade das mulheres em relação a qualquer presente. Culturalmente elas percebem além de uma saia, flores e jóias. Elas compreendem o ato. As românticas então, nem se fala. São capazes de guardar um cartão de natal por anos e anos, com a demonstração de carinho do amado. O objeto em si ganha contornos magistrais, infinitos e docemente amorosos.

É claro que com a “masculinização” das mulheres, elas acabaram perdendo um pouco esse brilho de, quando receber um presente horrível , não responder de forma indelicada o companheiro. Mas, mesmo assim, elas continuam sendo mais complacentes com a incapacidade do homem do que o inverso. E não pensem que tal atitude está relacionada à falta de sinceridade, mas com certeza é uma ação permeada pela tolerância. Não dizer tudo que se pensa pode ser a chave de um relacionamento longo e duradouro, principalmente nessas passagens de troca de presente e na falta de habilidade dos homens.

Existem maneiras e maneiras de dizer que um presente não foi agradável. E as mulheres sabem como responder esse questionamento sem atingir moralmente o sujeito. Pior disso: os homens acabam não tendo elementos para as próximas compras. “Comprar um perfume? Não lembro de tê-la visto reclamar de um perfume que eu dei”. No entanto, esse perfume nunca foi usado. A mulher não diz não ao presente, mas guarda na prateleira como um troféu (que se manterá cheio por décadas). O homem vai comprar esse perfume mais uma duas ou três vezes, até que ele perceba que não é uma boa escolha (alguns homens não perceberão nunca que estão errando).

Assim, como eu disse no começo desse texto, é fácil agradar a mulher. Qualquer presente, em qualquer época do ano; será um presente bem-vindo. Pode não ser bem-querido. E isso passa a ser o mistério do Natal e do dia dos namorados: como fazer um presente bem-vindo ser um presente bem-querido? Ora, a mulher tem em sua constituição um elemento chamado enigma, do qual nem ela mesma possui total entendimento. Como pode então o homem se atrever a entender uma mulher em qualquer grande acontecimento? Podemos entender os desejos de uma mulher em suas questões periféricas, mas nunca saberemos as centrais. Portanto, esforcem-se para transformar o presente numa coisa bem-vinda; e apenas torçam para que seja bem-querida.

As informações são pessimistas, mas nem tanto. Como se pode notar nesse pequeno comentário sobre o presente de Natal, as mulheres se alteram em sua complexidade de tal forma que, quanto mais tentarmos fugir de uma rotina do básico; mais estaremos correndo o risco de uma desilusão supérflua. Presentes caros, baratos; não importa. O que interessa mesmo é o bom-senso. Bem-vindo e bem-querido são filhos desse nosso comportamento. Tenha apenas bom-senso: var errar se usarem seus próprios gostos. Confiem no gosto feminino, por mais excêntrico que pareça.

Senso feminino? Existe um consenso, claro. Mas isso dependerá de cada caso, cada mulher e cada vivência. E se você, meu amigo, não conseguiu até hoje entender qual elemento particular, intransferível e elementar sua companheira apresenta; pense bem se essa é a mulher de sua vida. Ou pense em como trata esse relacionamento. Pois em algum momento da vida comum entre os casais; gostos e desgostos são colocados à prova. E sabe quando isso acontece? Praticamente o ano inteiro, nos mínimos detalhes; nas coisas corriqueiras. As dicas de presentes são reveladas meses antes de você ter que decidir sobre o presente. Se você não consegue ler essas entrelinhas é sinal de que não conseguirá sensatez em absolutamente nada no relacionamento.

E comprar o presente será realmente uma tortura, onde ambos sairão descontentes.

2 comentários:

  1. Amigo, antes de qualquer coisa, tem uma informação importantíssima pra você sobre presentear com perfume a mulher amada: existe uma crença de que quando o perfume acaba, o amor acaba junto. Talvez por isso o perfume da sua amada esteja intacto. Ó que legal: ela não quis usar nem um pouquinho pro amor sequer diminuir!!! Você é um cabra de sorte!!! Adorei o texto! De utilidade pública!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, eu sabia dessa crença; mas não me lembrei disso quando estava escrevendo o texto. Acho que é por isso que eu ganho perfume todos os anos... quando está acabando, vem logo outro embrulho colorido com um cartão de "felicidades"...kkkk

    ResponderExcluir